15 de mai. de 2011

1

fungos no cabelo

uma mulher fez esta pergunta, e aki vai a resposta, espero q tire sua dúvida :


Estou muito preocupada com o facto de a minha sobrinha, com apenas seis anos, ter contraído tinha. Desconhecia, em absoluto, esta doença. Acontece que a minha sobrinha começou por apresentar bolhas na cabeça, seguida de comichão e queda de cabelo. Posteriormente, as zonas circulares foram ganhando pus, o cabelo caiu e agora apresenta peladas enormes. Este problema tem cura? A minha sobrinha recuperará o cabelo? A doença é contagiosa? Que cuidados deve ter e no contacto com os primos? O que me aconselha fazer?


 
O nome popular tinha significa apenas que a sua sobrinha tem um fungo neste caso parasitando os cabelos e que, ao desenvolver-se, faz com que os cabelos se partam e se esboce um pelada em que são visíveis pequenos troncos de cabelo que não crescem devido à infestação.

 
Em primeiro lugar, tem de ter a certeza de que se trata de uma epidermofitia (tinha).

 
Deve consultar um dermatologista para fazer um correcto diagnóstico e eventual colheita de cabelo para um exame micológico cultural.

 
Depois o dermatologista dar-lhe-á antifúngicos tópicos e orais modernos com poucos efeitos secundários e adaptados à idade e peso da sua sobrinha, que desconheço.

 
Se se tratar de tinha, é óbvio que o contágio ocorreu e pode ocorrer nomeadamente com outras crianças uma vez que estas brincam muito junto das outras transmitindo assim a afecção.

 
Esta é uma doença benigna e de cura rápida e efectiva.

Um comentário:

  1. Preciso de ajuda, estou a dar em maluca!! Apareceu qualquer coisa no meu cabelo que não consigo tirar e não faço ideia do que é! Passo a explicar:
    Há cerca de 4 semanas comecei a ficar na parte de cima da cabeça com algo que parece cola que dá um aspecto horrível de quem não lava o cabelo, (oleosidade). Apenas na parte de cima da cabeça, desde a raiz até cerca de 10cm tenho qualquer coisa que não sai com nada! Quando o cabelo seca, (não uso secador), fica com aspecto de oleosidade mas ao toque parece que cola e por baixo deste cabelo não tenho nada! Quando o cabelo está ainda húmido ao passar as mãos ao longo do cabelo as minhas mãos ficam a colar!
    Não faço ideia do que seja e por muito que lave o cabelo, isto não sai!
    Não tenho o couro cabeludo vermelho nem comichão mas tenho pele/caspa solta junto á raiz desses cabelos e ao longo dos mesmos.
    O que será isto?

    ResponderExcluir

* não esculhambe ;
* se quiser parceria apenas deixe seu endereço de blog ;

- volte sempre ^^ -